O termo “Evangelho Quadrangular” foi inspirado pela fundadora da igreja, Aimée Semple McPherson, durante uma campanha evangelística em Oakland, Califórnia, em 1922. “Evangelho Quadrangular” representa o que é igualmente equilibrado por todos os lados, estabelecido e resistente. Tal confiança no poder do evangelho é expressa em Hebreus 13:8, o que é apresentado nas igrejas quadrangulares como “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e será eternamente”.

O termo ainda representa os quatro pilares do ministério de Jesus na Terra:

O Salvador

“Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele; e pelas Suas pisaduras, fomos sarados” (Tito, 2:14; Isaías, 55:7; Hebreus, 7:25).

O Médico dos médicos

“Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças”, Mateus, 8:17 (Marcos, 16:17,18; Mateus, 9:5,6; Atos, 4:29,30).

O Batizador com o Espírito Santo

“Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias… Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”, Atos, 1:5,8 (João, 14:16,17; Atos, 2:4; 8:17; 10:44-46; 1 Cor., 3:16).

O Rei que há de vir

“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro… Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e, assim, estaremos sempre com o Senhor”, 1º Tessalonicenses, 4:16,17 (Tito, 2:12,13; Mateus, 24:36-44, Hebreus, 9:28; Lucas, 19:13; 12:35-37).

Símbolos

Cruz: simboliza a morte de Cristo em sacrifício pela nossa salvação.

Cálice: simboliza a cura divina.

Pomba: simboliza o batismo com o Espírito Santo.

Coroa: simboliza a volta de Cristo para reinar eternamente.

Cores

Vermelha: significa o sangue de Jesus Cristo, que foi derramado na cruz para salvar os filhos de Deus.

Amarela: significa o batismo com o Espírito Santo.

Azul: significa a cura divina.

Roxa: significa a volta de Jesus como Rei.

Rostos

Rosto de homem: representa Jesus Cristo, filho do homem, como o Salvador que foi sacrificado por toda a humanidade.

Rosto de leão: representa Jesus Cristo como o Batizador com o Espírito Santo. A figura significa força e poder.

Rosto de boi: representa Jesus Cristo como aquele que suporta cargas e fardos, e que veio à terra para levar sobre si toda a carga de pecados, vergonhas e doenças humanas.

Rosto de águia: representa Jesus Cristo como o Rei que há de vir, assim como a águia é reconhecida como a rainha das aves.

Evangelhos do Novo Testamento

Lucas

Este livro foi escrito para os gregos, povo cujo ideal era alcançar a perfeição humana. Por isso, Lucas apresenta Jesus como filho do homem, homem perfeito de corpo, alma e espírito, que veio para buscar o que se havia perdido.

Marcos

Livro escrito para os romanos, povo patriota que se orgulhava do próprio poderio militar e de servir aos seus superiores. Assim, Marcos apresenta Jesus como servo diante de Deus para tomar sobre si as nossas dores.

João

O livro foi escrito para todos os cristãos e apresenta Jesus como o filho do Deus Altíssimo, como o único que pode batizar com o Espírito Santo.

Mateus

Livro escrito para os hebreus, que esperavam pela volta do Messias para reinar eternamente. Por esse motivo, Mateus apresenta Jesus como o Rei que há de vir para buscar a Sua igreja.